Não desista


Quem trocaria um lustroso carro novo por outro velho e enferrujado, ou um refulgente anel de diamante por uma peça de bijuteria pretejada? Somente uma pessoa insensata faria negócios como esses! O livro de Hebreus foi escrito para pessoas que estavam em perigo de fazer exatamente uma tal troca assim. Eram cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a viver sob a Lei de Moisés. O escritor de Hebreus estava determinado a mostrar aos seus leitores que escolha idiota seria essa!
O autor de Hebreus não se identificou pelo nome, no livro. Ele conhecia Timóteo (13:23) e possuía sólido entendimento do Velho Testamento. Muitos estudantes da Bíblia acreditam que foi Paulo quem escreveu Hebreus, mas outros argumentam que esse autor não era um dos apóstolos (veja 2:3). Provavelmente, o máximo que podemos concluir com certeza é que o autor era inspirado.
Em vista do tema do livro, é improvável que o autor tivesse deixado de mencionar a destruição do templo, no ano 70 d.C., se esse evento tivesse ocorrido ao tempo da escrita. Uma vez que ele não citou esse evento para apoiar seus argumentos (veja 10:25 para uma possível referência), podemos aceitar que ainda não tivesse acontecido, e uma data próxima de 65 d.C. pode ser aceita para a escrita de Hebreus.
Hebreus foi escrito claramente para ouvintes conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente dos rituais de sacrifícios da Velha Lei. É evidente que os leitores pretendidos eram judeus cristãos (por exemplo, 3:1; 4:14-16). Eles tinham sofrido alguma perseguição, como resultado de sua fé e alguns, provavelmente desanimados por suas tribulações ou em dúvida sobre seu compromisso com Cristo, estavam pensando em voltar para o judaísmo. Outros já tinham deixado de reunir-se com seus irmãos (10:19-39). Como no caso da identidade do autor, não podemos dizer com certeza onde estas pessoas viviam, mas muitos estudantes da Bíblia favorecem Jerusalém ou Roma como possíveis destinos para a epístola (veja 13:24).
Como foi sugerido no início deste artigo, o tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. O autor argu-menta que Jesus é superior aos anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente). Não somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra chave do livro (1:4; 7:22; 8:6, etc)!


Ester name graphics

3 comentários:

  1. Bela mensagem, docê irmã Ester.

    Seu blog é lindo, o seu espaço muito aconchegante.
    Que o Espírito Santo continue te conduzindo nesta maravilhosa caminhada cristã.
    É lindo pertencer ao Senhor!

    Ósculo Santo!

    Sua irmã em Cristo
    Lucy Araújo

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  2. Paz querida, gostei tanto do seu blog que estou divulgando-o no meu espaço.

    Também divulgo o blog de sua mãe "Histórias da Palavra de Deus" que igualmente, é uma benção.
    Passá lá e confira, se gostar ficarei honrada em tê-las como seguidoras... divulgue o link "Fruto do Espírito" esse gesto irá alegrar muito o meu coração, pois o nosso objetivo é anunciar o Evangelho que Salva, Cura e Liberta!

    Ósculo Santo!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  3. Seguindo vc lindinha! Jesus te abençoe tá, a paz.
    http://miriam-azevedo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho